Cuidados ao usar o OnExit
É comum fazermos uso do evento OnExit quando queremos validar o conteúdo de um Edit. E essa pode ser uma boa prática quando necessitamos verificar o que foi digitado apenas quando o usuário terminar de fazer a entrada de dados, como, por exemplo, um Edit que vai receber o CPF ou CNPJ.
Ao colocarmos um código qualquer no evento OnExit ele sempre será executado quando o usuário sair do Edit, o que acontece quando ele pressiona a tecla TAB, clica com o mouse em um outro Edit ou pressiona um botão OK, por exemplo:
No entanto, existem algumas situações especiais em que o evento OnExit não é gerado. Quer um exemplo? Você está no Edit e, ao invés de clicar no botão OK, você pressiona as teclas ALT + O (considerando que o botão OK tem a tecla O como atalho). É como se você tivesse pressionado o botão OK, porém, sem perder o foco que está no Edit. Só mais um exemplo: Os botões do tipo SpeedButton não recebem foco, então, mesmo que clique com o mouse sobre um SpeedButton, o foco continuará no Edit e, conseqüentemente, o evento OnExit não será gerado.
E a solução?
A solução para esse pequeno inconveniente é simples. Basta você colocar o seguinte código no evento OnClick do botão.
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
ActiveControl := nil;
...
end;
Com isso você força a saída de qualquer Edit ou outro componente que esteja com o foco, gerando assim o evento OnExit.
Suponhamos que você possua 2 Edits em um formulário. Supondo também que você queira dar alguma informação ao usuário da aplicação logo depois que ele sair do Edit1 você faz:
procedure TForm1.Edit1Exit(Sender: TObject);
begin
MessageDlg('Mensagem...', mtInformation, [mbOk], 0);
end;
A princípio está tudo ok, ou melhor, parece estar tudo ok.
Se você altera o foco para o outro Edit através do pressionamento da tecla TAB, tudo bem. Mas experimente alterar o foco clicando com o mouse sobre o Edit2. Neste segundo caso a mensagem será exibida normalmente. Mas ao fechar o dialogo onde aparece a mensagem, o foco simplesmente se perde. Para setar o foco no Edit2 é necessário clicar novamente sobre ele.
Isso poderia não problema nenhum até que seu usuário experimente esta situação. Nada que ele digitar será acatado.
Mas existe uma maneira fácil de resolver o problema. Basta você cancelar o foco e forçar uma reentrada no componente Edit2. Como fazer isso? Veja o código:
procedure TForm1.Edit1Exit(Sender: TObject);
begin
MessageDlg('Mensagem...', mtInformation, [mbOk], 0);
// cancela o foco e força novamente a entrada
ActiveControl := nil;
PostMessage(Edit2.Handle, WM_SETFOCUS, 0, 0);
Edit2.SetFocus;
end;
Porém, você nunca terá certeza se o usuário clicou foi no Edit2. Então temos que criar uma rotina genérica que leva o foco para qualquer outro controle:
procedure TForm1.Edit1Exit(Sender: TObject);
var
Ctrl: TWinControl;
begin
MessageDlg('Mensagem...', mtInformation, [mbOk], 0);
// cancela o foco e força novamente a entrada
Ctrl := ActiveControl;
ActiveControl := nil;
PostMessage(TWinControl(Ctrl).Handle, WM_SETFOCUS, 0, 0);
TWinControl(Ctrl).SetFocus;
end;
bserve que antes de cancelar o foco com ActiveControl := nil, salvamos qual é o controle que detém o foco fazendo Ctrl := ActiveControl.
Depois enviamos uma mensagem ao controle que detinha o foco, forçando-o a receber o foco novamente.
Ao colocarmos um código qualquer no evento OnExit ele sempre será executado quando o usuário sair do Edit, o que acontece quando ele pressiona a tecla TAB, clica com o mouse em um outro Edit ou pressiona um botão OK, por exemplo:
No entanto, existem algumas situações especiais em que o evento OnExit não é gerado. Quer um exemplo? Você está no Edit e, ao invés de clicar no botão OK, você pressiona as teclas ALT + O (considerando que o botão OK tem a tecla O como atalho). É como se você tivesse pressionado o botão OK, porém, sem perder o foco que está no Edit. Só mais um exemplo: Os botões do tipo SpeedButton não recebem foco, então, mesmo que clique com o mouse sobre um SpeedButton, o foco continuará no Edit e, conseqüentemente, o evento OnExit não será gerado.
E a solução?
A solução para esse pequeno inconveniente é simples. Basta você colocar o seguinte código no evento OnClick do botão.
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
ActiveControl := nil;
...
end;
Com isso você força a saída de qualquer Edit ou outro componente que esteja com o foco, gerando assim o evento OnExit.
Suponhamos que você possua 2 Edits em um formulário. Supondo também que você queira dar alguma informação ao usuário da aplicação logo depois que ele sair do Edit1 você faz:
procedure TForm1.Edit1Exit(Sender: TObject);
begin
MessageDlg('Mensagem...', mtInformation, [mbOk], 0);
end;
A princípio está tudo ok, ou melhor, parece estar tudo ok.
Se você altera o foco para o outro Edit através do pressionamento da tecla TAB, tudo bem. Mas experimente alterar o foco clicando com o mouse sobre o Edit2. Neste segundo caso a mensagem será exibida normalmente. Mas ao fechar o dialogo onde aparece a mensagem, o foco simplesmente se perde. Para setar o foco no Edit2 é necessário clicar novamente sobre ele.
Isso poderia não problema nenhum até que seu usuário experimente esta situação. Nada que ele digitar será acatado.
Mas existe uma maneira fácil de resolver o problema. Basta você cancelar o foco e forçar uma reentrada no componente Edit2. Como fazer isso? Veja o código:
procedure TForm1.Edit1Exit(Sender: TObject);
begin
MessageDlg('Mensagem...', mtInformation, [mbOk], 0);
// cancela o foco e força novamente a entrada
ActiveControl := nil;
PostMessage(Edit2.Handle, WM_SETFOCUS, 0, 0);
Edit2.SetFocus;
end;
Porém, você nunca terá certeza se o usuário clicou foi no Edit2. Então temos que criar uma rotina genérica que leva o foco para qualquer outro controle:
procedure TForm1.Edit1Exit(Sender: TObject);
var
Ctrl: TWinControl;
begin
MessageDlg('Mensagem...', mtInformation, [mbOk], 0);
// cancela o foco e força novamente a entrada
Ctrl := ActiveControl;
ActiveControl := nil;
PostMessage(TWinControl(Ctrl).Handle, WM_SETFOCUS, 0, 0);
TWinControl(Ctrl).SetFocus;
end;
bserve que antes de cancelar o foco com ActiveControl := nil, salvamos qual é o controle que detém o foco fazendo Ctrl := ActiveControl.
Depois enviamos uma mensagem ao controle que detinha o foco, forçando-o a receber o foco novamente.
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