Bootar MS-DOS com Pendrive



Se você assim como eu precisa as vezes do velho e bom DOS para rodar um programa antigo ou que não roda no Windows como por exemplo, gravadores de EEPROM ou flasheadores de equipamentos mais antigos essa dica pode ajudar:


Criando um Pendrive com DOS bootável é relativamente simples. Antes no Win 98 ou anteriores, formatávamos um disco com a opção de gravar o MSDOS nele, hoje, isso não é possível com o formatador do windows. 

No entanto, existe uma ferramenta chamada Rufus, criado por Pete Batard, pode tornar esta tarefa simples. Rufus pode ser usado para criar uma versão USB inicializável de uma distribuição qualquer vinda a partir de um arquivo ISO ou do MSDOS ou FreeDOS embarcado. 

A aparência do Rufus é similar em aparência e operação da ferramenta de formatação da HP "HPUSBFW.exe", e compartilha muitas das mesmas características. No entanto, Rufus é Open Source.

Então vamos ao que interessa: Carregando o DOS a partir da USB:


  1. Baixe o Rufus aqui (multiupload) ou aqui (oficial)
  2. Selecione seu dispositivo USB(1), Escolha FAT32 como sistema de arquivos (2), Marque a caixa "Create a DOS bootable disk" (3)




     3) Clique em Start para iniciar a formatação e transferência do sistema
     4) Reinicie o micro e configure o boot para buscar no pendrive...

Pronto

Até a próxima


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[resolvido] USB To Serial Prolific no Windows 7 e 8x e 10

Corrigir BAD_SYSTEM_CONFIG_INFO no Windows 7,8, 8.1, 10

Como Alterar o Perfil da Rede Pública para Privada no “Windows 8.1″ e “Windows Server 2012″