RAD XE2 (Delphi, RAD PHP e C++). Primeiras impressões

por Nilcemar Ferreira


Pessoal, depois de voltar do Delphi Tour em BH com Adreano Lanusse, fiquei muito empolgado na revolução que o novo RAD XE2 vai trazer para nós, dephinianos. O principal: Windows, MacOS, iOS tudo numa mesma IDE! Veja algumas novidades:





Suporte para criar aplicativos nativos para Windows 64-bit e Mac OS 
  • É só escolher a plataforma e recompilar o projeto!
  • Compila 99% do código sem precisar adaptar nada. (os outros 1% acontece em casos muito especificos, por exemplo, se tem Assembler no código, deverá ser migrado para Pascal puro)
VCL Styles
  • Mude a aparência da sua interface atual com poucas linhas de código
  • É possível usar os temas do RAD ou criar o seu próprio tema, sem pesar a aplicação ou problemas de refresh


FIREMONKEY, novo framework visual com suporte a aceleração 3D e HD


 Esse pra mim foi a melhor do evento! O FireMonkey é um framework que vai fazer uma revolução nos seus aplicativos!
  •  Componentes vetoriais, que são desenhados sem usar Canvas. Eles são desenhados pelo engine 3D (Ex: OpenGL). Mas não se preocupe com códigos. Ele faz isso nativamente!
  • Gera aplicativos com interface nativa para Windows e MacOS em HD
  • Tenha suas aplicações nativas iOS (iPhone e iPad). Você desenvolve em Delphi, exporta para o XCode, roda no emulador no Mac e debuga vendo o código em Delphi! Sensacional!  Isso vai abrir para nós um grande mercado na App Store da Apple, com curva mínima de aprendizado!
  • Suporte a animações 3D com poucas linhas de código (passando coordenadas X,Y,Z) em qualquer componente! Imagina quando seu cliente ver isso! 
  • Estilos: Agora cada componente tem seu estilo, o que se parece muito com CSS, onde pode-se salvar o estilo de determinado componente e aplicá-lo em outros.
  • Form Scale: Pode-se aumentar a escala do Form e componentes sem distorcer os componentes de acordo com a resolução da tela do usuário (com excessão, claro a imagens bitmap com baixa resolução). Assim, você oferece a mesma qualidade visual para 800X600 quanto para resoluções maiores!

LIVE BINDINGS, que vai permitir conectar qualquer elemento visual com qualquer tipo de dado.
  • Agora, qualquer componente pode ser "DBAware" ou não. Exemplo: Nas aplicações VCL o componente de caixa de texto "TEdit" permanece, mas no FireMonkey foi adotado o padrao "Text" para este componente.
  • Você pode criar um Binding de uma propriedade qualquer, tipo caption de um componente com text de outro, pegar um valor de um banco de dados e atribuí-lo ao Label ou caption de um botão, sem escrever uma linha de código, simplesmente mapeando uma propriedade ou dado com outra.
RAD PHP XE2
  • O RAD PHP teve grandes avanços, entre eles a possibilidade de gerar aplicações Web nativa para dispositivos móveis.
  • Você cria uma app adaptada às telas dos Smarphones, leve, e com o visual like dos aplicativos para Android e iOS

Tudo RAD, nativo, rápido!

Bom pessoal, essas foram algumas novidades dessa fantástica ferramenta. Não sou de discutir preferências, mas tem linguagens e seguidores aí que pregavam a "morte do Delphi" que vão ter que "suar muito a camisa" pra chegar a esse nível viu! Parabéns à  Embarcadero pelo fantástico trabalho.

Deixem seus comentários sobre !

Abraço!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[resolvido] USB To Serial Prolific no Windows 7 e 8x e 10

Corrigir BAD_SYSTEM_CONFIG_INFO no Windows 7,8, 8.1, 10

Como Alterar o Perfil da Rede Pública para Privada no “Windows 8.1″ e “Windows Server 2012″